Morro da Fumaça/SC
IMG-LOGO
Notícias

Inaugurada Capela Mortuária Padre Lindolfo Lueckmann


Postada em 27/10/2022

Ato de inauguração aconteceu na noite desta quarta-feira (26), no cemitério municipal de Cocal do Sul
 
Na noite desta quarta-feira (26), o Governo de Cocal do Sul realizou a inauguração da reforma e ampliação da Capela Mortuária. A partir deste ato, a capela passou a receber o nome de Padre Lindolfo Lueckmann, que foi o terceiro padre do município, tornando-se uma figura importante e simbólica para a história da cidade, em especial no meio religioso.
 
O ato de inauguração foi aberto ao público e contou com a presença do Ministério do Louvor Chamaste, além de autoridades religiosas e comunidade em geral. Somente na atual administração, foram investidos R$ 445.700,46, e somando ao que já havia sido investido anteriormente, a obra recebeu mais de R$ 600 mil em investimentos. 
 
A cerimônia contou ainda com homenagens ao padre, através da presença de seu sobrinho, Ilso Nachi, bênção dos pastores Wilson de Oliveira, da Igreja do Evangelho Quadrangular e Israel da Silva Gabriel, da Igreja Internacional da Graça, além do Padre Jiovani Manique Barreto, que fez a bênção final. As pessoas receberam rosas brancas que, no fim do ato, foram depositadas em um vaso, representando todos os entes queridos que um dia partiram e deixaram saudade.
 
Para o prefeito Fernando de Fáveri, a capela é mais um compromisso do plano de governo cumprido, assim como outros problemas detectados no cemitério que já vinham anteriormente acontecendo, como clandestinidade, corrupção e prostituição, furtos. “Um dos objetivos foi trazer a responsabilidade de gestão do cemitério e colocar ordem na casa”, afirma. Além disso, existe também um projeto de ampliação para o cemitério, por parte da administração municipal, que é implantar gavetários e ossários.
 
Quem foi o padre Lindolfo Lueckmann
 
Nasceu em Rio Fortuna em 06 de agosto de 1939 e foi ordenado sacerdote em 1971. Em 1975 assumiu a paróquia de Cocal do Sul, exercendo o seu ministério nesta paróquia por 18 anos.
 
Além da sua ação pastoral que foi marcada pela abertura que o Concílio Vaticano II deu para a Igreja sobretudo na atuação dos leigos, Pe Lindolfo deixou grandes realizações: construção das salas de catequese, do salão, da casa paroquial e reforma na igreja matriz.
 
Com a estrutura física melhorada, Pe Lindolfo organizou várias pastorais, movimentos e serviços chamando os leigos para assumirem as suas responsabilidades como batizados. Assim a paróquia enriqueceu-se ainda mais com a atuação dos leigos nos vários setores: liturgia, ministros da Eucaristia, catequistas, comissão administrativa, grupos de família, grupos de jovens, curso de noivos, pastoral da saúde e da criança.
 
No início de 1993, Pe Lindolfo deixou a paróquia de Cocal e foi transferido para a Paróquia de São Ludgero. Faleceu em 09 de março de 2003 em Rio Fortuna.

 

Inaugurada Capela Mortuária Padre Lindolfo Lueckmann
Inaugurada Capela Mortuária Padre Lindolfo Lueckmann
Inaugurada Capela Mortuária Padre Lindolfo Lueckmann
Inaugurada Capela Mortuária Padre Lindolfo Lueckmann
Inaugurada Capela Mortuária Padre Lindolfo Lueckmann
Inaugurada Capela Mortuária Padre Lindolfo Lueckmann
Inaugurada Capela Mortuária Padre Lindolfo Lueckmann
Inaugurada Capela Mortuária Padre Lindolfo Lueckmann
Voltar
Outras notícias