O período de seca reduziu o volume de água disponível e a população deve evitar o desperdício.
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Urussanga intensificou a limpeza nas represas em diversos pontos da cidade para otimizar a captação e melhorar a qualidade da água. Os pontos visitados apresentam acúmulo de lodo, vegetais, materiais orgânicos e outros resíduos inconvenientes que comprometem a segurança hídrica do Município.
Nesta terça-feira, dia 29, uma equipe esteve na represa secundária no Rancho dos Bugres removendo bancos de areia e eliminando os obstáculos da água que vai para a Estação de Tratamento (ETA). "A medida é necessária por causa da redução na quantidade de água disponível nas represas, visto que passamos por um longo período sem volume expressivo de chuva", declara o diretor do SAMAE e vice-prefeito, Renato Bez Fontana.
Os cuidados nesse período de atenção especial ao abastecimento também foram destacados pelo diretor. "A população deve evitar o desperdício e utilizar a água com responsabilidade", reforça Fontana. O SAMAE de Urussanga atende 95% da população e possui mais de 5,2 mil ligações conectadas à rede nas áreas urbana e rural. A autarquia também conta com nove sistemas de tratamento de água, 17 sistemas de elevatórias de água tratada e 12 pontos de captação e bombeamento de água bruta.