O material educativo será entregue nas escolas para ensinar crianças sobre a cultura, tradições e o orgulho de ser urussanguense.
A história de Urussanga ganhou destaque com a publicação em quadrinhos sobre os Vales da Uva Goethe e sua Indicação Geográfica (IG). O material educativo será distribuído para as escolas com ensino fundamental por meio do programa "Conhecer para Pertencer", que tem como objetivo fortalecer a educação patrimonial, conectando os estudantes com o legado dos imigrantes italianos e os marcos culturais que moldaram a cidade.
Um pré-lançamento será realizado nesta quinta-feira, dia 15, com a presença de diretoras, coordenadores e professores do Ensino Fundamental I e II. "Urussanga é terra de história, tradição e de um povo que construiu com muito esforço sua identidade. Este projeto valoriza o nosso legado, leva conhecimento às novas gerações e reforça o orgulho de ser urussanguense. É assim que preservamos o passado e construímos o futuro”, declara a prefeita Stela Dagostin Talamini.
A publicação faz parte do projeto educativo “Exploradores de Santa Catarina”, elaborado em parceria entre o Governo Municipal, por meio das Secretarias de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, com a Secretaria da Agricultura de Santa Catarina (SAR) e o Estúdio NES - reconhecido por transformar conteúdos históricos em experiências educativas inovadoras.
"Este material é uma ferramenta pedagógica valiosa que enriquecerá o trabalho dos nossos professores em sala de aula. Ao abordar a história da Uva Goethe de forma tão acessível e interessante, estamos contribuindo para que nossos alunos conheçam e valorizem a identidade de Urussanga, fortalecendo o seu senso de pertencimento e o amor pela nossa terra", destaca a secretária de Educação de Urussanga, Andreza Cristina Bonetti.
Com roteiro, narrativa e ilustrações, a publicação enaltece Urussanga como referência na vitivinicultura catarinense e guardiã de um valioso patrimônio cultural. "De forma lúdica e eficaz, esse material contribuiu para preservar a memória da nossa comunidade e dialogar com as novas gerações, permitindo que eles compreendam o valor histórico da nossa cidade", descreve a Secretária de Cultura, Turismo e Esporte, Vanessa Lopes.