Estudantes içarenses que brilharam no Japão são ovacionados em carreata pela cidade
Postada em 13/08/2025
Estudantes içarenses que brilharam no Japão são ovacionados em carreata pela cidade
O Governo Municipal de Içara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, ainda comemora os resultados conquistados pelos estudantes da EMEF Quintino Rizzieri que retornaram do Japão, na última sexta-feira. Na tarde de ontem (segunda-feira, 11), teve homenagem no auditório do paço e carreata, quando a alegria dos jovens campeões contagiou as ruas da cidade.
“E, assim, todos os içarenses tiveram a oportunidade de comemorar conosco”, destacou a secretária de Educação, Nerilda Vandir Felisberto, lembrando que Içara foi a única cidade, do Brasil, a medalhar com aluno da rede pública municipal de ensino e, além de ser a maior delegação catarinense a participar da Olimpíada Internacional de Matemática, foi a única a trazer medalha para o estado.
A prova realizada no último dia 3, em duas horas, reuniu 30 questões matemáticas, em língua inglesa, e desafiou 1600 estudantes de 19 países. “Então os nossos içarenses estão, realmente, de parabéns. Eles ainda provaram que a educação pública, quando conduzida com compromisso e investimento, transforma realidades e abre portas para o mundo. Esses alunos são inspiração para toda Içara e um exemplo de que o talento não tem fronteiras”, enalteceu a prefeita.
A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (MSF) - é uma competição Internacional de matemática em equipes e interclasses para estudantes do ensino fundamental e médio. No Brasil a MSF é organizada pela Rede POC - Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – programa de intercâmbio científico que tem como objetivo estimular o interesse entre os estudantes pela Inovação, pela Ciência e pela Tecnologia – com o apoio do Consulado da França em São Paulo, da Universidade Metodista de São Paulo e do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Instituição sem fins lucrativos).
O caminho até o Japão - na etapa nacional, foram 78 municípios medalhistas de ouro. No estado de Santa Catarina, apenas três: Balneário Camboriú, Criciúma e Içara. Na premiação regional foram dez municípios agraciados com o ouro. As duas equipes de Içara, ambas da EMEF Quintino Rizzieri, foram compostas por 12 estudantes do 6º ao 9º.
No final de 2024, ainda radiantes com a conquista, receberam o convite para a AIMO- Tokyo. A partir do convite, no início deste ano, a gestão municipal autorizou a viagem de 10 estudantes para o Japão. A Secretaria de Educação, com a escola, organizaram uma seletiva interna, entre os 24 estudantes medalhistas de ouro, que tinham interesse em participar da AIMO.
Após a seletiva, os estudantes iniciaram aulas de língua inglesa para a realização da prova no Japão. Também foram organizadas aulas de matemática, com base em provas de anos anteriores da AIMO.
A medalha de bronze foi conqusitada pelo estudante do 9° ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri, Jhon Alysson Gomes Destro.