Treinào Solidário reúne diversas pessoas em prol da inclusào social
Postada em 29/08/2022
Treinão Solidário reúne diversas pessoas em prol da inclusão social
Corrida para pessoas com deficiência teve percurso de 5km na região central de Cocal do Sul
O ‘Treinão Solidário’, que aconteceu neste sábado (27), em Cocal do Sul, teve a participação de 20 cadeirantes e mais de 120 pessoas no auxílio. O evento, promovido pelo Governo Municipal, aconteceu às 16h, em um percurso de 5km, com o objetivo incentivar a inclusão social de pessoas com deficiência, além de proporcionar a experiência de participar de uma corrida.
Todos os alimentos arrecadados foram doados para Apae. Após a conclusão do trajeto, os participantes do evento receberam medalhas. A corrida contou com a parceria da F6D Assessoria Esportiva, Autarquia Municipal do Desporto de Cocal do Sul (AMDCS), além do apoio da Coopercocal e Pernas Solidárias Içara. “Nós só temos a agradecer ao Pernas Solidárias de Içara que trouxeram as cadeiras para que as pessoas com deficiência pudessem participar desta corrida, eles foram parceiros fundamentais para que isso acontecesse; o Treinão solidário só aconteceu porque tivemos a parceria do Pernas solidárias”, frisa o responsável pela AMDCS, Jean Reis.
O prefeito, Fernando de Faveri, também participou da corrida, conduzindo uma das cadeiras de rodas, e conforme o prefeito, o segredo é a inclusão. "Dentro de triciclos adaptados, numa anatomia já especial, demos a oportunidade desses apaixonados pelo esporte conduzirem essas pessoas com deficiência por cinco quilômetros da nossa cidade", declara. Ele que pôde conduzir por um trecho, um dos triciclos, afirmou que a inclusão é o maior presente. "Não é sobre quem chega primeiro. É uma corrida de união e isso é muito legal", acrescenta.
Segundo uma das alunas da Apae, Ana Clara Amoretti, foi uma experiência gratificante estar participando do Treinão Solidário. “Achei muito legal, foi um pouco cansativo o percurso, mas achei que foi bem divertido”, comenta.
Estar participando de uma corrida é motivo de superação para qualquer pessoa, e de acordo com a professora da Apae e aluna da F6D, Maria Aparecida Santa Helena, o percurso foi um momento extraordinário. “Para eles foi bastante gratificante, e a gente poder fazer esse momento acontecer junto com eles, é emocionante; foi um momento único para todos”, enaltece a professora.
Vale destacar que segundo, Jean Reis, o evento já entrou no calendário esportivo e está confirmado para o próximo ano com os mesmos parceiros. “O sentimento de emoção, de gratidão que essas pessoas sentiram durante todo o trajeto, a felicidade deles na saída e na chegada, é muito gratificante; isso é uma prova que vai ficar para o calendário esportivo de Cocal do Sul, já confirmamos com o Pernas Solidárias de Içara para o ano que vem eles estarem aqui”, ressalta Jean. “A F6D também será nossa parceira, além da cooperativa; é um evento que não temos mais como tirarmos do calendário esportivo, porque ele faz o bem para quem está conduzindo, e ajuda uma pessoa a se sentir feliz”, conclui.