A presença do veículo reforça a conscientização e combate à violência contra a mulher.
A rede de apoio das mulheres de Urussanga ganhou mais força com a chegada do Ônibus Lilás, um projeto itinerante do Governo do Estado que visa o enfrentamento da violência contra a mulher. A presença do veículo nesta quinta-feira, dia 29, contou com uma programação diversificada incluindo orientações, cuidados com a saúde e atividades recreativas na Praça Anita Garibaldi.
O ônibus adaptado ficou disponível o dia todo com profissionais da Assistência Social repassando dicas e orientações às mulheres de como se livrar de qualquer tipo de violência, em um ambiente seguro e acolhedor. O público também pode acessar uma série de serviços, como aulas de zumba, designer de sobrancelhas e testes rápidos de saúde. O Procon distribuiu cartilhas informativas sobre os direitos do consumidor.
A secretária de Assistência Social, Sinara Elias Freccia, destacou a importância dessa ação. "A presença do Ônibus Lilás em Urussanga foi fundamental para chamar atenção para um tema tão delicado e ajudar mais mulheres a saber como agir diante de uma situação de violência. Além de oferecer orientações e cuidados às mulheres, criamos um ambiente de acolhimento e autoestima, onde elas puderam se cuidar e se empoderar", declara.
A moradora do Rio Salto, Valéria Citadin, foi uma das participantes da ação e aproveitou os serviços oferecidos com o Ônibus Lilás. "Fiquei surpresa ao encontrar esse ônibus diferente e com um agito em volta. Cheguei mais perto para ver o que era e já fiquei por aqui. Fiz os exames que precisava, tomei café e recebi orientações. Elas foram maravilhosas comigo", disse.
O Ônibus Lilás é utilizado de forma itinerante no Estado para orientar sobre os direitos da mulher e violência doméstica, bem como divulgar os serviços públicos existentes para proteção social. A presença em Urussanga contou com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria da Saúde, Procon e Polícia Militar.