A primeira edição do evento reuniu mais de 20 atrações no palco da Praça D' Itália.
A Praça D’Itália foi tomada pela arte, emoção e talento dos alunos de Urussanga e demais profissionais durante a primeira edição do MOV.U Festival de Dança. O evento realizado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte em parceria com a Secretaria de Educação, na noite de quarta-feira, dia 5, reuniu mais de 20 atrações e 300 participantes no palco com apresentações que foram do balé clássico à dança típica italiana.
A prefeita Stela de Agostin Talamini comentou a emoção de ver a Praça do Parque Municipal preenchida com a empolgação dos alunos, pais e demais espectadores. “Foi uma noite inesquecível, ver as famílias reunidas e nossos alunos brilhando no palco é motivo de muito orgulho. Urussanga está vivendo um novo tempo de valorização da arte e do movimento cultural, e o MOV.U mostrou a força da nossa cultura e o talento que temos nas escolas”, declara.
A secretária de Cultura, Turismo e Esporte, Vanessa Lopes, disse que o evento representa a retomada de uma tradição que marcou época na cidade na década de 90 e anos 2000. "Depois de tantos anos, retomamos esse evento com o coração cheio de alegria e gratidão. Quem acompanhou todas as atrações do MOV.U, pode presenciar a emoção e o verdadeiro espírito da cultura urussanguense em cada apresentação”, destaca.
A diretora de Cultura, Eliana Maccari, celebrou o sucesso da primeira edição e o envolvimento das escolas. “Foi lindo ver o entusiasmo dos alunos e professores. A dança une gerações e expressa sentimentos que muitas vezes as palavras não conseguem traduzir. O MOV.U veio para ficar, e certamente devemos ter outras edições para manter viva essa linda tradição nos próximos anos", ressalta.
O festival contou com a presença de mais de 15 instituições de ensino, entre escolas municipais, estaduais, particular e as turmas da Escola de Artes do Parque Municipal. A programação também teve a presença especial da Cia de Dança da Unesc, com performances inspiradoras que encantaram o público. O evento foi encerrado com a apresentação solo da professora de dança Maria Lima, mãe do aluno Davi que recentemente foi aprovado no processo seletivo da Escola Bolshoi no Brasil.