Morro da Fumaça/SC
IMG-LOGO
Notícias

Inscrições para o programa Universidade Gratuita serão abertas dia 16 de janeiro de 2026


Postada em 07/01/2026

Os interessados em concorrer ao Programa Universidade Gratuita para o primeiro semestre de 2026 poderão realizar a inscrição entre os dias 16 e 27 de janeiro. Antes de efetivar o cadastro, os estudantes também têm a possibilidade de simular o índice de carência, ferramenta que oferece mais transparência ao candidato ao permitir que ele conheça previamente sua condição socioeconômica. 

No Edital da Secretaria de Estado da Educação (SED) estarão disponíveis os critérios de participação e todas as orientações necessárias para os candidatos. O processo de inscrição ocorre em duas etapas. A primeira consiste no cadastro do estudante no sistema informatizado da SED, por meio do endereço eletrônico sistemaensinosuperior.sed.sc.gov.br, onde deverão ser informados os dados socioeconômicos.

Na segunda etapa, a documentação exigida deverá ser inserida no sistema da Unesc, disponível em basis.unesc.net. Ambos os sistemas estarão liberados a partir das 14h do dia 16 de janeiro de 2026. A Unesc divulgará, em breve, a relação completa dos documentos necessários para a inscrição. Todas as atualizações podem ser acompanhadas pelo site www.unesc.net/ug.

A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, destaca que o Programa Universidade Gratuita representa uma oportunidade real de transformação para quem deseja ingressar no ensino superior. “O programa possibilita que estudantes ingressem na Universidade com foco na formação acadêmica, pois a contrapartida do benefício recebido será compensada após a conclusão do curso.. Isso tem reflexos diretos em toda a nossa região, pois amplia o acesso ao conhecimento e fortalece o desenvolvimento social”, ressalta, lembrando que o candidato não precisa estar matriculado para se candidatar ao programa, porém para receber o benefício, é necessário estar devidamente matriculado na Universidade.

Atualmente, mais de 50 mil bolsas ativas nas 13 universidades comunitárias que integram a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). A expectativa é alcançar cerca de 70 mil estudantes beneficiados até 2026.

“Os estudantes devem ficar atentos aos prazos e requisitos para continuar tendo acesso aos benefícios concedidos por esses dois programas transformadores, criados pelo nosso governador Jorginho Mello. O Universidade Gratuita e o Fumdesc já mudaram vidas de estudantes, famílias e, agora, da sociedade catarinense com o início das contrapartidas”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Processo de inscrição


Conforme a coordenadora da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac) da Unesc, Juliana Lora, os interessados devem conferir atentamente o edital disponível no site da Unesc (www.unesc.net/ug) para verificar a documentação necessária.

O processo de inscrição é composto por duas etapas: primeiro, o candidato deve realizar o cadastro socioeconômico no sistema da Secretaria de Estado da Educação (SED); em seguida, precisa submeter os documentos pelo sistema próprio da Unesc. É essencial que toda a documentação exigida seja enviada corretamente para garantir a participação na seleção.

Outras informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Estudante da Unesc por meio dos telefones (48)  48996440170 e 3431-2545. 


Principais mudanças nas regras:

Para se candidatar ao programa, o candidato não precisa estar matriculado.

Possuir renda bruta familiar per capita inferior a inferior a 4 salários mínimos nacionais. 

Patrimônio familiar: agora é necessário que o valor total dos bens seja inferior a R$ 1,5 milhão.

Residência em Santa Catarina: exige-se cinco anos de residência ininterrupta no estado a partir da inscrição na UG

Despesas não consideradas: deixam de ser aceitos abatimentos por gastos com doenças crônicas, educação, transporte, habitação ou situações de desemprego.

Histórico de bolsas: fica vedada a participação de candidatos que já concluíram uma graduação com 100% de bolsa UG ou Fumdesc ao longo de todo o curso.

 


Fique atento


Para participar do processo seletivo, o primeiro passo é realizar a inscrição por meio do site oficial do Programa, seguindo as orientações do edital em vigor. 

Após a realização completa de todos os procedimentos de cadastro/inscrição no sistema da SED por parte do estudante, é preciso postar a documentação no site da Universidade.

Para isso, é preciso acessar o sistema UG da Unesc: https://basis.unesc.net/student/login com o seu login e senha do Minha Unesc e seguir os passos:

1 - Inserir o comprovante de inscrição obtido na atualização do seu cadastro no sistema do estado

2 - Anexar o PDF do seu Comprovante de Inscrição no local específico

3 - O formulário será preenchido automaticamente com os dados do arquivo do comprovante de inscrição, mas é sua responsabilidade conferir se os valores declarados estão corretos antes de continuar. Não altere nada neste local, se observar algo errado, faça a correção no sistema da UG e depois retorne para este.

4 - Após isso, a relação de comprovantes necessários para a sua análise será apresentada

5 - Anexar todos os comprovantes solicitados

6 - Ao final, clicar em “Enviar para Análise”

7 - Acompanhar os e-mails e o seu cadastro

8 - Fazer as alterações, se necessário, no cadastro do sistema da Universidade Gratuita (UG) ou corrigindo o documento rejeitado.

Cordialmente,
 
--
Agecom - Agência de Comunicação Unesc 
Comunicação Corporativa e EndoMKT
(48) 3431-2547 / 2677 / 4546

www.unesc.net
www.noticias.unesc.net

 

 

Inscrições para o programa Universidade Gratuita serão abertas dia 16 de janeiro de 2026
Voltar
Outras notícias