Morro da Fumaça: mais de 800 animais castrados gratuitamente em 2025
Além das castrações, Fumaf também disponibiliza consultas gratuitas com médico veterinário e atua nas denúncias de maus-tratos
O Governo de Morro da Fumaça, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fumaf), registrou neste ano 817 animais castrados de forma gratuita no município. O número expressivo, que destaca o cuidado com o cidadão fumacense e o bem-estar animal, foi alcançado após o último mutirão de castração promovido em 2025 no Centro de Bem-Estar Animal, que atendeu 37 cães e gatos, no dia 04/12.
Para o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, o resultado alcançado neste ano, com mais de 800 animais castrados gratuitamente, mostra o compromisso da Administração Municipal com políticas públicas eficientes e humanizadas. “Esse trabalho reflete nosso cuidado com as famílias fumacenses, garantindo saúde, controle populacional e mais qualidade de vida para os animais. Seguiremos investindo em ações que reforcem o bem-estar animal e a responsabilidade social em todo o município”.
A diretora da Fumaf, Silvia Sartor Roseng, destaca que parte dos atendimentos ocorreu por meio do programa Fumaf nos Bairros, que leva a estrutura necessária diretamente aos bairros, facilitando o acesso ao serviço e ampliando a comodidade para os cidadãos fumacenses e em também mutirões pontuais. “Levamos os atendimentos aos bairros e intensificamos os mutirões para garantir que o serviço chegasse a quem mais precisa. Esse número expressivo de procedimentos é fruto de um esforço conjunto do Governo Municipal, Fumaf e o engajamento da comunidade. A castração é uma medida essencial para prevenir abandonos, melhorar a saúde dos animais e promover um ambiente mais equilibrado”, destacou.
Em 2025, o programa Fumaf nos Bairros passou pelos bairros Naspolini (em duas edições), Bortolatto (incluindo Monte Verde e Barracão), Estação Cocal (duas edições), Graziela (duas edições), Ibirapuera, Maccari e Jussara.
Mais de 530 animais atendidos em consultas veterinárias gratuitas até novembro
Em outra frente de cuidado com a qualidade de vida animal, a Fumaf disponibiliza atendimento gratuito com médico veterinário para animais de tutores que comprovem residência no município e a necessidade do benefício. Até novembro deste ano, foram atendidos 537 cães e gatos no Centro de Bem-Estar Animal em consultas de baixa complexidade, como casos de retiradas de pontos, vacinas e microchipagem, para animais de pequeno e médio porte e que não precisem de intervenções cirúrgicas. As consultas são realizadas todas as segundas-feiras, das 8h30 às 11h30 e das tarde 13h30 às 16h, no Centro de Bem-Estar Animal localizado no bairro Palladini.
Denúncia de maus-tratos também são investigadas pelo órgão
Já no segmento de proteção animal, a fundação recebe denúncias de maus-tratos e busca investigar os casos, com auxílio das forças de segurança, caso necessário. Foram recebidas, até novembro, 28 denúncias de situações como animais com pouca ou nenhuma água, casos de animais machucados e com aparência de desnutrição, entre outras situações.
“Nosso compromisso é garantir que os animais tenham o cuidado básico que merecem. O atendimento veterinário e a apuração das denúncias de maus-tratos reforçam o papel da Fumaf na promoção do bem-estar animal e no apoio às famílias que mais precisam. Trabalhamos diariamente para assegurar condições dignas de saúde, proteção e respeito aos animais do nosso município”, reforça Silvia.
A diretora destaca ainda a participação do cidadão, tanto nas denúncias, quanto nos atendimentos realizados com pets sob a tutela de protetores voluntários. “A participação da população fumacense, especialmente dos protetores de animais, também foi essencial para que alcançassem os números deste ano. O cidadão que entende que pode contribuir com o coletivo e o bem-estar animal, em parceria com a Administração Municipal e os serviços ofertados, também presta um importante papel na construção de políticas públicas mais eficazes, ampliando o alcance dos serviços e fortalecendo a proteção e o cuidado com os animais”.
O contato da Fumaf de Morro da Fumaça para denúncias é o Whatsapp (48) 99610-3267.