Iniciativa promove integração e troca de conhecimento entre profissionais, com o objetivo de estimular a formação de leitores desde a educação infantil
Com o objetivo de aprimorar cada vez mais a metodologia de ensino voltada a leitura e a escrita como agente de cultura dentro das salas de aula, 28 professoras da Rede Municipal de Ensino fumacense participaram, nesta sexta-feira, 18, no auditório do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Morro da Fumaça (Samae), do segundo encontro de estudos do projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), idealizado pelo Ministério da Educação (MEC).
A iniciativa é desempenhada no município com a coparticipação da Secretaria de Educação. “Nosso propósito é melhorar cada vez mais a nossa metodologia de ensino. Por meio desses encontros periódicos propostos pelo MEC, discutimos diversos tópicos que estão previstos em oito percursos de estudo. Esses percursos abordam temas centrais, como por exemplo, a formação do professor, os livros adequados a cada faixa etária, a leitura e a escrita como prática social”, esclarece a pedagoga, Araceli Frasson Damasio Coimbra, formadora municipal do projeto.
Este é o segundo encontro de uma série de reuniões que o MEC propõe através do programa. Além de fortalecer a colaboração entre os profissionais, os encontros garantem que as ações idealizadas para o município aconteçam alinhadas aos objetivos educacionais, promovendo um ambiente de aprendizado mais rico e significativo para as crianças.
“Através desses encontros conseguimos aprimorar aquilo que já vem sendo feito e aperfeiçoar o desempenho do professor enquanto escriba. Com base nos percursos já discutidos, é possível constatar que estamos no caminho certo. Atualmente, todas as nossas unidades de ensino contam com um acervo de livros próprios, e todas as crianças da educação infantil participam das iniciativas voltadas à leitura e escrita propostas em sala de aula. Os resultados já são observados em sala de aula”, aponta a coordenadora pedagógica e articuladora municipal do projeto, Valdete Guollo Salvan.
Ao todo, até o final da capacitação, serão trabalhados oito percursos. Novos encontros devem ser realizados até abril de 2025. O Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil foi estruturado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular.
Texto e foto: Daiana Carvalho
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