Projeto, suspenso por alguns anos, volta a oferecer prática artesanal que é ligada a cultura e história local
Foram retomadas, nesta quinta-feira, as aulas de cerâmica artística para crianças de nove a 12 anos de idade, promovidas pela Administração Municipal de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Cultura e Turismo. As aulas, que resgatam as origens do município relacionados à cerâmica vermelha, foram pausadas para o público infantil por alguns anos e agora voltam a acontecer. As aulas gratuitas são promovidas às quintas-feiras, no Centro Cultural Silvio Cechinel, das 13h30 às 16h30, sob comando do professor e artesão Joselito Henfrain.
Celebrou a retomada da iniciativa, o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, destaca que a cerâmica artística ocupa um espaço importante na história e cultura fumacense, visto que o setor cerâmico, especialmente a produção de cerâmica vermelha, já teve grande participação no desenvolvimento econômico do município. “Queremos manter essa tradição e a nossa conexão com essa prática milenar, agora investindo no futuro por meio das nossas crianças, para que aprendam essa arte e a mantenham viva”.
O coordenador do Departamento de Cultura e Turismo de Morro da Fumaça, Paulo Vitor Cechinel explica que a cerâmica artística é importante instrumento educativo e que carrega histórias, simbolismos e expressões culturais. “Além de todo o fator histórico e cultural, para as crianças, o contato com o barro permite desenvolver a percepção tátil, a coordenação motora e a concentração, sendo utilizada em contextos escolares e terapêuticos”, explica o coordenador.
--