Cermoful realiza primeiro encontro do Núcleo Feminino
Postada em 27/05/2025
Cermoful realiza primeiro encontro do Núcleo Feminino
O Núcleo Feminino da Cermoful Energia teve seu primeiro encontro oficial, na noite desta segunda-feira, no Salão Paroquial de Morro da Fumaça. O grupo é formado pelas participantes das três turmas do programa Mulheres Cooperativistas, já formadas em Morro da Fumaça, em uma ação que marca mais um avanço da cooperativa na valorização da participação feminina em seu quadro social.
A programação foi conduzida pela palestrante Sibele Borba, especialista em desenvolvimento pessoal e cooperativismo, que abordou temas como protagonismo feminino, liderança e o papel transformador das mulheres nas cooperativas. A proposta do Núcleo Feminino é promover a capacitação, conscientização e organização das mulheres para que atuem de forma efetiva e participativa dentro da estrutura cooperativa.
A coordenadora de Projetos Sociais da Cermoful, Flávia Zaccaron, enfatiza que o encontro foi também um momento de integração e inspiração. “Ver tantas mulheres reunidas, compartilhando suas histórias e se fortalecendo mutuamente, é a prova de que o cooperativismo transforma realidades. O Núcleo Feminino é um espaço de construção coletiva”, afirmou.
O presidente da Cermoful Energia, Rudy Recco, e o vice-presidente, Marcos Paulo Bertotti, acompanharam o encontro. “A gente acredita muito na força da mulher dentro do cooperativismo. Elas trazem uma visão sensível, comprometida e transformadora. É por isso que a Cermoful está sempre junto, para construir uma cooperativa cada vez mais participativa”, destacou Recco.
Com cinco turmas formadas desde o lançamento do programa em 2022, o Mulheres Cooperativistas já impactou mais de 250 mulheres na área de abrangência da Cermoful, que inclui os municípios de Morro da Fumaça, Criciúma, Içara, Cocal do Sul, Urussanga e Pedras Grandes. O projeto é desenvolvido em parceria com o Sescoop/SC e inclui oficinas, palestras, vivências e atividades comunitárias.