Campanha de saúde do mês de julho destaca importância da prevenção e diagnóstico das hepatites virais, consideradas doenças silenciosas
A Saúde de Morro da Fumaça realiza, neste mês, ações de conscientização da campanha do Julho Amarelo, de prevenção às hepatites virais. A prevenção, os testes rápidos e a vacinação são as principais ferramentas de controle das hepatites virais que são infecções silenciosas e, na maioria das vezes, não apresentam sintomas. De janeiro a junho, Morro da Fumaça já realizou 1.395 exames laboratoriais e testes rápidos para hepatite. Além disso, neste ano, 162 crianças fumacenses já concluíram seus esquemas de vacinação contra hepatite B.
"Em Morro da Fumaça, estamos reforçando neste Julho Amarelo a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da vacinação contra as hepatites virais, que são doenças muitas vezes silenciosas. Já realizamos mais de 1.300 testes este ano e seguimos ampliando o acesso aos exames e à vacina. Cuidar da saúde é um compromisso de todos, e nossas equipes estão prontas para orientar e acolher a população”, detalha a secretária de Saúde de Morro da Fumaça, Lucelane de Souza Antunes.
Ação alusiva ao Julho Amarelo acontece nas UBSs da cidade em 8 de julho
Em alusão ao mês de conscientização das hepatites virais, a Secretaria de Saúde fumacense irá promover uma ação especial voltada ao Julho Amarelo, com todas as UBSs do município abertas na terça-feira, 8 de junho, das 17h às 20h, destacando a realização de testes rápidos para hepatites virais. O agendamento para os testes deve ser feito diretamente na unidade de saúde de cada bairro.
“Neste dia estaremos proporcionando atendimento em horário diferenciado para a população fumacense realizar os testes rápidos e também para promover mais conscientização sobre o tema, a prevenção e a importância da vacinação”, explica a secretária.
A vacinação contra hepatite B em crianças acontece nas primeiras 12 horas após o nascimento, podendo ser administrada até 30 dias após o nascimento. A continuidade do esquema vacinal acontece aos 2, aos 4 e aos 6 meses. Crianças a partir de 7 anos e adultos sem comprovação vacinal ou com esquema incompleto, podem iniciar ou completar o esquema vacinal contra a hepatite B em qualquer idade.
--