Cerimônia celebrou a conclusão do programa de prevenção às drogas e à violência, com homenagens, premiações e presença de autoridades
O Ginásio de Esportes Jorge Silva foi tomado por aplausos, emoção e o brilho nos olhosde 290 alunos que concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em Morro da Fumaça. A cerimônia, realizada na noite de quarta-feira, 9 de julho, reuniu autoridades locais, professores, familiares e representantes da Polícia Militar, além do carismático mascote Daren, que fez a festa com a criançada.
Desenvolvido em parceria entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, o Proerd tem como missão principal capacitar os estudantes com informações e habilidades para que possam fazer escolhas seguras e saudáveis, longe das drogas e da violência. O programa contempla todas as turmas de 5º ano das redes pública e privada do município.
Neste ano, as aulas iniciaram junto com o ano letivo, em fevereiro, e ao longo dos meses os alunos participaram de atividades práticas e reflexivas. Aqueles que mais se destacaram durante o curso foram premiados com uma réplica de pelúcia do leãozinho Daren, símbolo da iniciativa.
Presente no evento, o secretário de Educação, Marcos Silveira, destacou a relevância do projeto. “O Proerd vai além da sala de aula. Ele planta em nossos alunos valores sólidos, como respeito, responsabilidade e coragem. É uma semente que floresce em toda a comunidade. Quando investimos nesse tipo de ação, estamos educando para a vida”, afirmou o secretário.
Já o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, reforçou o impacto social da ação. “O Proerd não apenas forma alunos, mas transforma realidades. Ao envolver escola, família e polícia em torno de um mesmo propósito, ele fortalece o tecido social da nossa cidade. Cada criança que passa pelo programa torna-se um agente positivo na comunidade”, pontuou.
Para o sargento Emerson Miyamoto, comandante da Polícia Militar de Morro da Fumaça e um dos instrutores do Proerd no município, a cerimônia teve ainda mais emoção, por ser sua última em Morro da Fumaça. “Essa formatura, sendo a minha última formatura, foi muito emocionante. São anos trabalhando em Morro da Fumaça, eu comecei com o Proerd aqui e também termino aqui. Então a formatura foi excepcional, foi muito gratificante mesmo”.
O vice-prefeito do município, Davi Colonetti Pellegrin, também acompanhou a solenidade e deixou sua mensagem aos formandos. “Ver esse ginásio cheio de crianças conscientes, felizes e preparadas para dizer não às drogas nos dá esperança. É o sinal de que estamos no caminho certo, com políticas públicas que valorizam a educação e a prevenção”, completou.
O Proerd, que chegou a Morro da Fumaça em 2001, segue sendo uma importante ferramenta dentro das escolas, alinhado à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), contribuindo com o projeto pedagógico das instituições e promovendo, sobretudo, o diálogo entre escola, família e comunidade.
--