Núcleo Feminino Cermoful debate imagem pessoal e protagonismo das mulheres no cooperativismo
Postada em 16/07/2025
Núcleo Feminino Cermoful debate imagem pessoal e protagonismo das mulheres no cooperativismo
A importância da imagem e do posicionamento pessoal para mulheres foi o tema do terceiro encontro do Núcleo Feminino Cermoful Energia, realizado em Morro da Fumaça. A atividade reuniu mulheres de diferentes comunidades atendidas pela cooperativa e encerrou a série de reuniões promovidas nesta etapa do projeto.
A palestra foi conduzida pela estrategista de imagem Jéssica Brum, que destacou como a forma de se apresentar pode influenciar diretamente nas relações pessoais e profissionais. “A forma como a gente se apresenta diz muito. Ou a imagem te ajuda, ou te atrapalha. Então, nosso objetivo é fazer com que ela trabalhe de maneira favorável para nós”, afirmou a Jéssica.
Na abertura do evento, o presidente da Cermoful Energia, Rudy Recco, reforçou o papel estratégico das mulheres na cooperativa. “A gente acredita que a mulher tem muito a contribuir com o cooperativismo. Por isso, investimos nesses projetos. A Cermoful está sempre junto do associado, e isso vale para todas as associadas também”, declarou Recco.
O encontro faz parte das ações permanentes do Núcleo Feminino, formado por integrantes de turmas do Programa Mulheres Cooperativistas. O projeto tem como propósito formar mulheres mais conscientes de seu papel na sociedade e no cooperativismo.
De acordo com a coordenadora de Projetos Sociais da Cermoful, Flávia Zaccaron, o Núcleo Feminino é um espaço de fortalecimento coletivo e individual. “As mulheres compartilham histórias, se ajudam e se capacitam para ocupar seus espaços na sociedade e no cooperativismo”, explicou Flávia.
Desde o início do Programa Mulheres Cooperativistas, em 2022, cerca de 300 mulheres já participaram das atividades promovidas pela cooperativa nos municípios de Morro da Fumaça, Criciúma, Içara, Cocal do Sul, Urussanga e Pedras Grandes. A sétima turma está prevista para começar no fim de julho. O projeto é uma parceria entre a Cermoful e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (Sescoop-SC).