Morro da Fumaça/SC
IMG-LOGO
Notícias da Cidade

Palhaço Biriba ganha título de Mestre da Cultura Popular de Santa Catarina


Postada em 17/07/2025

O artista Geraldo Santos Passos, conhecido por dar vida ao tradicional Palhaço Biriba, foi um dos premiados com o Prêmio Mestres da Cultura Popular, entregue na tarde desta terça-feira (15), em cerimônia realizada no Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A honraria reconhece homens e mulheres que mantêm viva a memória, os saberes e os fazeres da cultura catarinense, e é promovida pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
 
Com mais de 55 anos dedicados ao teatro popular, Geraldo Santos Passos emocionou o público ao receber o certificado que simboliza sua trajetória como um dos nomes mais reconhecidos do circo-teatro no sul do Brasil, um legado deixado pelo seu pai. A história do Circo de Teatro do Biriba é marcada por espetáculos que encantam públicos de todas as idades, levando alegria e ensinamentos por meio do humor simples e envolvente, sendo o Palhaço Biriba um personagem querido por gerações. O artista representa não apenas um ícone do riso, mas também da resistência cultural.
 
“Esse reconhecimento é muito importante para todos que trabalham com a cultura popular, que batalham dia após dia para manter viva a nossa tradição. Estou muito feliz e emocionado”, afirmou Biriba, após a cerimônia.
 
O Prêmio Mestres da Cultura Popular é voltado a trabalhadores e trabalhadoras da cultura com mais de 60 anos que prestaram significativa contribuição artística ou cultural em seus territórios. 
 
Durante a cerimônia, a presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin, destacou a importância de valorizar os mestres da cultura popular. “O meu respeito pela arte que os senhores e senhoras fazem e a minha gratidão por estarem repassando, por não deixarem que esta arte morra. Um povo que não tem memória, nem cultura e não valoriza seus saberes, é um povo raso”, destacou.
 
A diretora de Patrimônio da FCC, Lélia Pereira Nunes, também exaltou os homenageados. “Cada um que recebeu, hoje, o seu certificado representa uma parcela muito importante da história do estado de Santa Catarina. Por favor, não deixem essa história morrer”, pediu.
 
Gabriela Recco
Assessoria de Imprensa 
Informações ASCOM FCC

 

Palhaço Biriba ganha título de Mestre da Cultura Popular de Santa Catarina
Voltar
Outras notícias