Morro da Fumaça segue celebrando os bons números da abertura de novos negócios neste ano, em especial o mês de julho. No período, o município acumula o maior saldo de empresas abertas, em cálculo proporcional ao número de habitantes, entre os integrantes da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). No último mês foram registradas 49 novas aberturas e, com isso, o município fumacense alcançou a marca de 2.707 CNPJs ativos. No número total de negócios em atividade, a cidade ocupa a terceira posição dos 12 municípios da região Carbonífera, também em números relativos à empresas ativas por habitante.
O prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, destacou o constante crescimento na abertura de novas empresas na cidade e ressaltou que esses dados comprovam que Morro da Fumaça é uma cidade que se desenvolve com planejamento, responsabilidade e visão de futuro. “Estamos construindo um ambiente fértil para quem quer empreender, investindo em infraestrutura, desburocratização e apoio ao pequeno negócio. E os números têm mostrado o resultado do trabalho conjunto entre o poder público, empresários e a comunidade e, com isso, a geração de emprego, renda e oportunidades para nossa população”.
Neste ano de 2025, Morro da Fumaça também alcançou uma marca histórica: mais de 300 empresas abertas no primeiro semestre, consolidando-se como um ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo. Até o mês de agosto, já são 357 novos negócios abertos apenas em 2025, um reflexo direto das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e da confiança dos empresários na cidade.
Para o coordenador de Desenvolvimento Econômico, Henrique Raldi, os resultados são reflexo direto do investimento contínuo na melhoria do ambiente de negócios. “Temos buscado facilitar o processo de abertura de empresas, oferecendo apoio técnico, capacitação e um atendimento ágil e eficiente na Sala do Empreendedor. Ver esse crescimento nos motiva a continuar fortalecendo ainda mais o ecossistema empreendedor fumacense. Alcançar mais de 350 CNPJs abertos em sete meses é uma prova de que estamos no caminho certo”, ressaltou.
Uma das ações recentes de fortalecimento do ecossistema empreendedor fumacense foi a inauguração do Espaço do Empreendedor, ao lado do Paço Municipal Auxílio Frasson, anexo à Prefeitura. Com estrutura composta pela Sala do Empreendedor, ambiente coworking e o Salão de Atos Octávio Naspolini, o espaço foi idealizado para oferecer suporte, capacitação e estrutura aos negócios e empreendedores de Morro da Fumaça.
Texto: Fernanda de Maman
Foto: Acervo Prefeitura de Morro da Fumaça