Rua 15 de Novembro recebe nova etapa de intervenções do projeto que irá requalificar Centro do município fumacense
O Parque Linear de Morro da Fumaça, projeto que promete transformar o Centro da cidade, avança com obras em ritmo intenso e começa uma nova etapa nesta semana com o início das intervenções na rua 15 de Novembro. A via passa a receber a colocação de drenagem no trecho entre as ruas Prefeito Virgínio Maccari e Nereu Ramos. Com um investimento que ultrapassa R$ 5,6 milhões, a obra está dividida em três etapas e propõe a implantação de áreas de lazer, ciclovias, circuito para caminhadas, espaços destinados a eventos e a instalação de mobiliário urbano ao longo da linha férrea.
Para o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, o Parque Linear será um dos maiores projetos de transformação urbana da história de Morro da Fumaça. “Ele vai muito além da reurbanização: é uma obra que conecta passado, presente e futuro, entregando um espaço será sinônimo de convivência, saúde e desenvolvimento. Ver as obras avançando nos enche de entusiasmo e reforça o nosso compromisso com uma cidade mais moderna, humana e preparada para crescer de forma sustentável”.
Trabalho segue avançando nos demais trechos da obra
Além das recentes intervenções na rua 15 de Novembro, as etapas iniciadas anteriormente seguem com trabalhos acelerados, como na Avenida Celeste Recco, no trecho ao lado da prefeitura, que recebe ampliação de drenagem, colocação de caixas coletoras próximo ao trilho e, na próxima semana, deve receber calçamento dos dois lados da via. No trecho entre a esquina com a rua Prefeito Virgínio Maccari até a passagem em nível da rua Esperança Sartor Guglielmi, seguem também as intervenções de drenagem. Outro trecho com trabalhos em andamento é na Avenida Inocente Pagnan, com assentamento de paver e escavação para assentamento de meios-fios. Já na rua Primo Ítalo Naspolini, avança a colocação de pavers no entorno do Ginásio Jorge Silva.
O secretário de Infraestrutura, Marcioney José Garcia, afirma que a instalação da drenagem é uma fase essencial para o andamento do projeto, pois prepara a base para todas as demais intervenções. “Estamos acompanhando de perto cada etapa desta grande obra, garantindo que os prazos e a qualidade sej
am cumpridos. O Parque Linear é um investimento robusto e estratégico, pensado para melhorar a mobilidade, valorizar o espaço público e transformar a vida das pessoas que vivem e circulam pelo Centro”.
Da mesma forma que os outros trechos em obras, a rua 15 de Novembro será liberada para o tráfego sempre que os trabalhos não estiverem sendo realizados, ao final do dia e nos finais de semana. No entanto, o estacionamento permanecerá interditado durante a semana. A liberação da via ocorrerá de maneira gradual, acompanhando o progresso dos serviços. As interdições no trânsito contam com sinalização adequada e o acompanhamento do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Morro da Fumaça, que segue monitorando de forma constante o andamento das obras e os impactos na circulação de veículos.
Texto: Fernanda de Maman
Fotos: Romualdo Costa