Exposição pioneira na Câmara Municipal homenageia vereadoras eleitas e suplentes que deixaram sua marca na história do Poder Legislativo
Em uma Sessão Solene marcada com muita emoção, lembranças e homenagens, realizada na noite desta quinta-feira, dia 30 de novembro, foi inaugurada a Galeria Lilás do Poder Legislativo de Morro da Fumaça. Além da presença das vereadoras e vereadores da atual Legislatura, também estavam presentes ex-vereadoras que já assumiram uma vaga como suplente, além de familiares, convidados, entre outras autoridades.
A cerimônia contou com a presença ilustre da primeira mulher eleita vereadora por Morro da Fumaça, a senhora Olga Sampaio Canto Bittencourt, que foi a precursora de todo esse processo político feminino em nosso município. “Foi inspiração para muitas mulheres e, especialmente, para mim, que estou exercendo a vereança, pois foi devido à motivação que ela me proporcionou com seu exemplo de força, coragem, determinação, responsabilidade e dedicação para com o processo político fumacense. Este reconhecimento é importante para fortalecer o papel da mulher na política de nossa cidade”, disse a presidente do Legislativo, Silvana de Vasconcelos (MDB).
A Galeria Lilás da Câmara Municipal, foi criada através da Resolução nº 20/2023, de autoria da presidente do Legislativo, vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB), com o apoio dos demais vereadores, que aprovaram a referida proposição. Foi instituída a Galeria Lilás, onde fica em exposição fotografias das mulheres que foram eleitas como vereadoras titulares do município, ou que assumiram, interinamente, na qualidade de suplente de vereadora.
A galeria lilás da câmara de Morro da Fumaça está exposta no hall de entrada da atual sede do Poder Legislativo. “As mulheres serão enaltecidas e reconhecidas pela importância de suas trajetórias na história do Legislativo Municipal. Cada uma, no seu momento, trabalhou nessa representatividade para promover o processo social, econômico e democrático, voltado para o desenvolvimento da nossa cidade e de nossa gente”, relatou a presidente do Legislativo, Silvana de Vasconcelos (MDB).
Atualmente, o poder legislativo de Morro da Fumaça possui a maior representatividade feminina em comparação às últimas legislaturas, com três vereadoras eleitas, e pela primeira vez uma mulher eleita presidente da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, sendo um avanço histórico para o cenário político do município.
“Este reconhecimento é importante para fortalecer o papel da mulher na política de nossa sociedade. Muito obrigada, mulheres, pela coragem que vocês tiveram de assumir este papel e enfrentar os desafios, que é estar dentro desta Casa de Leis. Que todo esse nosso trabalho, até aqui construído, sirva de inspiração para novas mulheres no cenário político”, finalizou a presidente do Legislativo, Silvana de Vasconcelos (MDB).
Vereadoras eleitas homenageadas na galeria: Olga Sampaio Canto Bittencourt; Maria De Lourdes Naspolini; Rosangela Pagnan Maragno; Cinara De Rochi; Maria Bortolin; Silvana De Vasconcelos; Jorgia Guglielmi e Simoni Cechinel De Almeida Brina.
Entre as vereadoras suplentes que assumiram uma vaga no Legislativo estão: Marilucia Cechinel Pagnan; Marcia Tereza Anfilóquio Sotero; Rosânia De Souza Máximo; Marilena Corrêa Da Luz; Lislaine Custódio; Maria Lucimar Martins; Vera Albertina Pavei, Rosa Ana Pagnan Sartor, Margarida Maria Piva, Lucilene Pagnan Cechinel, Renata Gabriel Rocha e Márcia Cizeski.