Morro da Fumaça/SC
IMG-LOGO
Legislativo

Câmara Cocal: vereadores e prefeito falam de objetivos para 2025 em primeira Sessão Ordinária


Postada em 05/02/2025

Câmara Cocal: vereadores e prefeito falam de objetivos para 2025 em primeira Sessão Ordinária
 
Saúde, educação e infraestrutura foram prioridade nos discursos da Tribuna desta terça-feira (04).

 

A Câmara Municipal de Cocal do Sul realizou, na noite desta terça-feira (04), sua primeira sessão ordinária de 2025, marcando o início da nona legislatura. Na ocasião, o prefeito municipal, Ademir Magagnin (PP), compareceu à Casa Legislativa para fazer uso da tribuna e apresentar as principais ações planejadas para 2025 em diversas áreas da administração. Ele destacou a importância do diálogo entre o Executivo e o Legislativo e se comprometeu com o pagamento das emendas impositivas que serão destinadas pelos vereadores ao longo do ano.

A vice-prefeita, Rosane Cittadin Barbosa (PSD), também fez uso do espaço e colocou seu gabinete à disposição dos vereadores para ouvir demandas e esclarecer qualquer possível dúvida sobre os projetos enviados à Câmara.

Na sequência, os nove vereadores utilizaram a tribuna. Os primeiros discursos do ano foram marcados por agradecimentos, solicitações ao Executivo e a abordagem de temas como saúde, educação e infraestrutura. Confira os resumos a seguir.

Marcel agradece a confiança da população, pede trabalho em união e melhorias na quadra esportiva

O vereador Marcel Freitas (PSD) utilizou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (04) para expressar seus agradecimentos. Ele iniciou sua fala agradecendo a Deus por mais uma oportunidade de representar a população e estendeu sua gratidão às pessoas que confiaram em seu trabalho. "Gratidão às pessoas que confiaram em mim, que acreditam em mim, quem votou, quem torceu, quem apoiou", afirmou. Ele também mencionou sua família, citando sua esposa, Magda, e suas filhas, Isadora e Isabelle, que recentemente embarcou para a Alemanha em busca de novas oportunidades ao lado do esposo.

Em seguida, Freitas agradeceu a administração passada pelos projetos iniciados e destacou a importância da continuidade do trabalho. Ele agradeceu a presença do prefeito, da vice-prefeita e dos secretários municipais, reforçando a esperança de que desempenhem um trabalho digno para a população. "Os gestores passam, os vereadores passam. Só que o objetivo é sempre o mesmo. É olhar para o nosso município, olhar para as pessoas que moram aqui, e a gente tentar fazer o melhor sempre", destacou.

O vereador ressaltou a experiência dos parlamentares da Casa Legislativa, citando a trajetória política dos colegas. Segundo ele, a presença de representantes qualificados garante condições favoráveis para um mandato produtivo. "Experiência tem de sobra, pessoas qualificadas, só não vai dar certo se a gente não quiser. Se trabalharmos juntos, em harmonia, em sintonia, com certeza, nosso município tem tudo para ganhar, para crescer, para evoluir", pontuou.

Antes de finalizar, Freitas fez um pedido relacionado ao complexo esportivo do Jardim Elizabeth. Ele parabenizou a obra e destacou a necessidade de melhorias para evitar transtornos aos moradores. "A obra, show de bola, estive lá visitando, parabéns realmente. Mas que agilize, que apresse a colocação dessa tela de proteção, até para evitar transtorno", solicitou.

Por fim, reforçou o compromisso com a boa gestão e a busca por melhorias para o município. "Vamos fazer uma boa gestão para Cocal do Sul e para as pessoas que mais precisam", concluiu.

Aninha agradece oportunidade, fala sobre educação e qualidade no atendimento público

A vereadora Cirlene Gonçalves Scarpato, a Aninha (PSD), usou a tribuna na sessão desta terça-feira (04) para expressar sua gratidão e compromisso com a população. Ela destacou a emoção do momento e a importância desse sentimento na atuação política: "A emoção é grande. O coração tá acelerado, mas dizem que se não der esse friozinho da barriga, não tem graça."

A vereadora, que já foi vice-prefeita por dois mandatos, agradeceu pela oportunidade de estar na Câmara e afirmou que sua experiência na administração pública será fundamental nessa nova jornada. Ela ressaltou a qualidade da legislatura atual e mencionou que ela, Glícia e Júlio iniciam uma nova caminhada, mas já têm experiência no serviço público, o que contribuirá para um trabalho de excelência.

Ela reforçou o compromisso assumido na campanha e alertou que as decisões tomadas impactam diretamente os cidadãos, exigindo responsabilidade e diálogo para atender às expectativas da comunidade.

A parlamentar deu as boas-vindas aos educadores que iniciaram o ano letivo, incluindo profissionais das escolas municipais, estaduais e particulares. Fez questão de valorizar todos os trabalhadores da educação: "Que seja o professor, quem está na cozinha preparando a merenda, ou aquele que cuida da higiene e do espaço físico. Todos têm o mesmo valor e podem contar conosco nessa caminhada", afirmou. Ela relatou visitas às unidades escolares e se colocou à disposição para ouvir as necessidades da educação.

Por fim, enfatizou a importância do atendimento humanizado no serviço público, destacando que, muitas vezes, uma escuta atenta já faz a diferença. "Às vezes, a pessoa chega na saúde e só uma escuta já a faz voltar para casa satisfeita." Para Aninha, a qualidade do atendimento influencia diretamente a percepção do cidadão sobre o serviço prestado.

Chicão aborda Fevereiro Roxo e Laranja e propõe kit lanche para pacientes em tratamento médico

O vereador Valdnei da Silva, o Chicão (PL), iniciou sua fala na tribuna desta terça-feira (04) dando boas-vindas aos novos vereadores e saudando autoridades presentes, incluindo o prefeito e a vice-prefeita. Agradeceu pelos 464 votos que garantiram seu segundo mandato e reafirmou seu compromisso com o município. “Então, nós nove aqui, fizemos a nova equipe. E vai ter as discussões, mas isso é normal. Sempre para o bem do município", frisou.

Em seguida, abordou a campanha Fevereiro Roxo e Laranja, voltada para a conscientização sobre lúpus, fibromialgia, Alzheimer e leucemia. Explicou que a cor roxa representa doenças crônicas como lúpus, fibromialgia e Alzheimer, enquanto a cor laranja destaca a leucemia. Citou estatísticas sobre o impacto dessas enfermidades no Brasil e enfatizou a necessidade de respeito às pessoas afetadas. “Outra coisa que acontece com a fibromialgia, muitas vezes, é o preconceito. Preconceito, porque muitas vezes elas chegam com dor, e o preconceito vem dos próprios familiares. Então, a gente tem que ter respeito.” Destacou o trabalho da presidente da associação de fibromialgia e a importância da regularização da entidade para captação de recursos.

O vereador também defendeu sua indicação para a criação de um kit lanche gratuito para pacientes e acompanhantes que viajam a outras cidades para tratamento médico. Explicou que muitos saem de madrugada sem condições de se alimentar e que o programa já funciona em alguns municípios. “Levando em consideração todas essas adversidades, que sejam fornecidos um kit lanche gratuito para todos os pacientes e acompanhantes que viajam de carro, ambulância, ônibus, não importa a quantidade de vezes.” Argumentou que a iniciativa poderia melhorar a autoestima dos pacientes e proporcionar maior conforto durante as viagens.

Toco cobra conclusão de obras e reforça demandas para o município  

O vereador Vicervanio Bez Fontana, o Toco (MDB), utilizou a tribuna nesta terça-feira (04) para abordar demandas do município. Iniciou sua fala agradecendo a Deus, à família e aos eleitores: "Quero primeiramente agradecer a Deus, por mais esses quatro anos, à minha família e a todos que votaram em mim em Cocal do Sul".

Em seguida, cobrou a conclusão de obras e aproveitou a presença do prefeito para reforçar a necessidade de atenção às demandas pendentes. "Temos obras para concluir, já aproveitando o gancho, o prefeito está aqui, dar uma cobradinha naquelas duas obras, no Bairro União", disse.

Relatou sua visita ao gabinete do deputado Volnei Weber, em Florianópolis, onde solicitou uma reunião com o secretário de Infraestrutura do Estado. Reafirmou sua preocupação com a SC-442, destacando o impacto para os transportadores do município. Segundo ele, trata-se de uma obra de 1,8 km, com custo estimado entre R$ 7 e R$ 10 milhões, que permanece sem avanço. "Já faz dois anos que venho falando nesta casa e essa obra não seguiu nenhum metro de asfalto", frisou. Mencionou ainda as dificuldades dos caminhoneiros ao desviar pela Vila Nova, na Içara, para evitar restrições na Estação Cocal.

Outro ponto abordado foi a Linha Espanhola, onde ocorre a obra do contorno viário. Toco solicitou que o secretário de Obras intensifique a manutenção e a aplicação de água para conter a poeira: "Gostaria que o secretário desse mais atenção àquela comunidade, porque passam vários caminhões todo dia e é muita poeira", pediu.

Encerrando sua fala, reforçou seu compromisso com a população, afirmando que apoiará medidas benéficas e se posicionará contra o que considerar prejudicial a Cocal do Sul. "O que não será bom para Cocal do Sul, serei contra. Mas sempre darei prioridade para a nossa população, porque minha família mora aqui e quero um município bom para eles e para a minha comunidade", finalizou.

Julio aborda desafios na coleta e descarte irregular do lixo e defende ampliação do Bolsa Atleta

O vereador Julio Fogaça (MDB) iniciou sua fala na tribuna nesta terça-feira (04) expressando sua gratidão a Deus pela oportunidade de exercer seu mandato. Ele mencionou seu pai, Luciano Camilo, destacando que, apesar de não compartilharem interesses como o futebol, sempre foram unidos pelo estudo, por palestras e pela política. Fogaça relembrou um dos ensinamentos de seu pai, que dizia que os políticos deveriam olhar para o povo, não para a politicagem. “O tempo que gastam brigando, poderiam ajudar o povo”, afirmou o vereador. Ele reforçou que sua missão não é brigar, mas ajudar as pessoas que mais precisam.

Fogaça destacou o esforço de sua família na eleição e a importância das amizades que se fortalecem nesse período. Ele comentou o início do ano legislativo e o breve recesso, ressaltando que o Legislativo, assim como outras instituições, têm obrigações a cumprir. Mesmo durante o recesso, visitou secretários e ouviu demandas da população, com destaque para a questão da coleta de lixo. Ele afirmou que o serviço, que é terceirizado, apresenta falhas como atrasos e falta de pessoal, gerando insatisfação. "Essa não é uma pauta política, mas uma necessidade real da comunidade", enfatizou.

O vereador também abordou o descarte irregular de lixo em terrenos, mencionando o Jardim Itália como um exemplo crítico. Ele questionou de quem é a responsabilidade pela limpeza e destacou que, mesmo após ações da Prefeitura, o problema persiste. Fogaça se comprometeu a buscar soluções e trabalhar para melhorar essa situação.

Por fim, falou sobre seu requerimento relacionado ao Bolsa Atleta, programa que considera essencial para apoiar atletas locais. Ele explicou que a iniciativa pode ajudar a custear materiais, viagens e alimentação. Destacou a necessidade de ampliar o programa para beneficiar mais esportistas.

Glicia cobra divulgação dos canais de comunicação da Prefeitura e reforça papel fiscalizador

A vereadora Glicia Pagnan (MDB) discursou na tribuna nesta terça-feira (04), saudando os presentes e aqueles que acompanhavam de casa. Expressou gratidão a Deus, à família, aos amigos e eleitores, destacando a importância da colaboração. “Sozinho a gente não faz nada nessa vida, né? A gente precisa dos nossos pares, das nossas pessoas próximas, dos nossos amigos. E com fé a gente vai longe”, afirmou.

Agradeceu ao MDB pelo apoio, citando os presidentes Juca e Kênia, e destacou o histórico do partido, classificando-o como defensor da democracia, do equilíbrio e das minorias. Em seguida, abordou seu requerimento, que solicita ao Executivo maior transparência na divulgação dos canais de comunicação da Prefeitura. Segundo ela, muitos cidadãos enfrentam dificuldades para registrar demandas e obter respostas rápidas. “A gente percebe muitas vezes que as pessoas querem reclamar, querem manifestar as suas necessidades e têm dificuldade às vezes de achar o canal correto, o canal adequado. Então que isso seja amplamente divulgado com nomes dos responsáveis, não somente dos secretários, porque a gente sabe que dentro da estrutura de uma secretaria ou de uma diretoria, existem outros responsáveis que podem dar respostas ao cidadão de maneira ágil e de maneira correta”, frisou.

Pagnan afirmou que seu mandato terá papel fiscalizador e que irá cobrar o cumprimento das promessas feitas pelo Executivo. Disse que projetos benéficos para Cocal do Sul terão seu apoio, independentemente de partidos. “E para finalizar, eu gostaria de dizer ao Poder Executivo que nós vamos cobrar sim, prefeito. Tudo o que foi proposto no período eleitoral, nós vamos cobrar, que seja executado com maestria, com competência, e vamos estar juntos sim”, pontuou. Agradeceu aos colegas vereadores, mencionou sua adaptação à Câmara e finalizou de maneira descontraída, citando o Botafogo e as rivalidades familiares no futebol.

Dalló agradece oportunidade, relata experiência com a SC-442 e pede atenção à saúde

O vereador Marcelo Dalló (PP) utilizou a tribuna para agradecer a oportunidade de retornar ao Legislativo após 12 anos. Afirmou seu compromisso com o trabalho e a responsabilidade no cargo. “Firmar novamente o compromisso de trabalho, seriedade e responsabilidade que todos nós temos aqui nesta casa”, destacou. Comentou que sente um frio na barriga ao retornar, mas acredita que o mandato será positivo, destacando que o município tem uma equipe qualificada para governar.

Abordou a questão do transporte, mencionando sua experiência na área e o problema na rodovia SC-442, que obriga caminhões a desviarem devido à falta de um trecho de 1,8 km. Citou o impacto para transportadoras e empresas locais, como o Grupo Eliane. Relatou que motoristas que utilizam GPS acabam entrando em vias erradas e são multados. Sugeriu que o prefeito e lideranças levem essa pauta ao governador para buscar uma solução.

Dalló destacou a importância da saúde, afirmando que outras áreas podem esperar, mas o atendimento médico precisa ser imediato. “A ação social pode esperar mais uns dias. Mas a saúde, quando alguém está doente, não dá para esperar.” Relatou casos de pacientes que enfrentam longas filas, incluindo uma mulher que espera há dois anos por uma cirurgia e não consegue mais andar. Mencionou a experiência pessoal de seu pai, que necessitou trocar uma prótese e, por ter plano de saúde, conseguiu atendimento rápido, diferentemente da maioria da população.

Sugeriu destinar parte das emendas parlamentares para a saúde e buscar recursos estaduais e federais para um mutirão que possa reduzir a fila de espera. “Encaminhar a saúde, procurarmos com nossos representantes na esfera estadual, federal, deputados, senadores, governo, recursos, quem sabe a gente consiga fazer um mutirão da saúde em Cocal”.

Finalizou pedindo união dos vereadores para priorizar as necessidades da população, independentemente de siglas partidárias. Destacou que quem mais precisa é quem não tem plano de saúde e que é dever da Câmara olhar para esses cidadãos. Agradeceu novamente aos eleitores, ao Partido Progressista e ao prefeito Ademir pelo apoio que possibilitou seu retorno ao Legislativo.

Maria Luiza reforça compromisso com a educação, fiscalização e investimentos para Cocal do Sul

A vereadora Maria Luiza Da Rolt (PP) iniciou sua fala cumprimentando os novos vereadores e os que cumprem o segundo e terceiro mandatos. Destacou a importância do trabalho conjunto para o desenvolvimento do município e desejou que Deus iluminasse o caminho de todos. Agradeceu ao prefeito Ademir Magagnin, à vice-prefeita Roseny Cittadin Barbosa e à equipe técnica. “Muito obrigada e muita sabedoria e zelo pelo poder público em mais esta missão que lhe cabe ao lado da nossa amiga, ex-vereadora e hoje vice-prefeita e toda a sua equipe técnica que já atua com muita garra e empenho para organizar, planejar e executar os trabalhos.” Também mencionou secretários e diretores municipais, desejando um ótimo trabalho.

Reafirmou seu compromisso com os cidadãos de Cocal do Sul, destacando a importância de princípios, valores e seriedade na administração pública. Ressaltou sua atuação como vereadora, comprometida não apenas em legislar, mas também em fiscalizar e buscar recursos para o município. “E o nosso trabalho é feito em cima de um propósito. E o propósito de uma política séria e que zela pela administração pública. Por isso, eu quero continuar firme como uma vereadora que além de legislar, fiscaliza e zela pelo dinheiro público", afirmou.

Pediu que a educação seja tratada como prioridade, destacando a necessidade de investimentos para melhorar a infraestrutura, valorizar professores e aprimorar a qualidade do ensino. Reforçou ainda a importância da educação inclusiva, em parceria com outras áreas.

Encerrou afirmando que a administração pública não deve ser reconhecida apenas por obras visíveis, mas pelo impacto na qualidade de vida da população. Citou saúde, segurança, infraestrutura e assistência social como essenciais. Agradeceu ao Progressista, à sua equipe e aos eleitores, reforçando que seguirá trabalhando por Cocal do Sul.

Gilson destaca compromisso com a população e a busca por melhorias em Cocal do Sul

O vereador Gilson Clemes (PL) iniciou sua fala destacando a importância da Câmara Municipal para o desenvolvimento de Cocal do Sul e reafirmando o compromisso de todos os vereadores com a população. “Os gestores públicos, os funcionários públicos, o vereador é um servidor público, servir ao público. Que nós tenhamos a vontade e a disposição de estar 24 horas à disposição de toda a sociedade sul-cocalense, destacou.

Ele ressaltou a necessidade de continuar investindo na educação, mencionando os avanços da gestão anterior e a importância de buscar sempre melhorias para alcançar o topo no estado. Sobre a saúde, concordou com a fala do vereador Marcelo Dalló e enfatizou que, apesar dos investimentos superiores ao mínimo constitucional, a demanda continua alta. Citou os mutirões de cirurgias realizados na gestão anterior, que somaram mais de um milhão de reais, e reforçou que os recursos devem retornar à população. “A gente sabe que essa fila não para, as pessoas ficam adoecendo. A gente já tem um país que está envelhecendo. A gente está diminuindo a taxa de natalidade, enfim, as pessoas vão ficando velhas, vão ficando doentes, lembrou.

Gilson também comentou sobre a infraestrutura viária, mencionando problemas na SC-442 e a necessidade de cobrar do governo estadual melhorias para o Sul do estado, que historicamente recebe menos investimentos. Reforçou o compromisso com a busca por recursos, destacando a importância de viagens a Florianópolis e Brasília para garantir benefícios ao município.

O vereador finalizou agradecendo à sua família pelo apoio e afirmando que seu compromisso é com a população, independentemente de partidos ou eleições. Garantiu que todos os vereadores trabalharão para tornar a cidade melhor e que a Câmara exercerá tanto sua função fiscalizadora quanto a de buscar recursos para Cocal do Sul.

Confira a Sessão na Íntegra

A próxima Sessão Ordinária, ocorre na terça-feira, 11 de fevereiro, às 19 horas. Siga a Câmara Cocal do Sul nas redes sociais e fique por dentro dos principais acontecimentos do Poder Legislativo: Instagram - Facebook - YouTube.

 

 
 

--

At.te
 
Ana Paula Nesi 
Assessora de Comunicação Câmara Municipal de Cocal do Sul

 

 

Câmara Cocal: vereadores e prefeito falam de objetivos para 2025 em primeira Sessão Ordinária
Câmara Cocal: vereadores e prefeito falam de objetivos para 2025 em primeira Sessão Ordinária
Câmara Cocal: vereadores e prefeito falam de objetivos para 2025 em primeira Sessão Ordinária
Câmara Cocal: vereadores e prefeito falam de objetivos para 2025 em primeira Sessão Ordinária
Câmara Cocal: vereadores e prefeito falam de objetivos para 2025 em primeira Sessão Ordinária
Câmara Cocal: vereadores e prefeito falam de objetivos para 2025 em primeira Sessão Ordinária
Câmara Cocal: vereadores e prefeito falam de objetivos para 2025 em primeira Sessão Ordinária
Câmara Cocal: vereadores e prefeito falam de objetivos para 2025 em primeira Sessão Ordinária
Câmara Cocal: vereadores e prefeito falam de objetivos para 2025 em primeira Sessão Ordinária
Câmara Cocal: vereadores e prefeito falam de objetivos para 2025 em primeira Sessão Ordinária
Voltar
Outras notícias