Morro da Fumaça/SC
IMG-LOGO
Política

Na França, deputada Daniela Reinehr debate modernização da legislação portuária


Postada em 09/09/2025

A deputada federal e 1ª vice-presidente da Comissão Especial sobre o Sistema Portuário Brasileiro, Daniela Reinehr (PL/SC), participa da Missão Internacional Brasil Export 2025, em Paris, na França. A parlamentar integra a comitiva oficial que discute os rumos da legislação portuária e que busca soluções para ampliar a competitividade do país no comércio internacional.
 
Amanhã (quarta-feira,10), Daniela será uma das debatedoras da mesa-redonda sobre o PL 733/2025 e os desdobramentos para a evolução da legislação portuária brasileira, ao lado de ministros do Tribunal Superior do Trabalho, parlamentares e especialistas do setor. “O que será muito importante, já que o texto é considerado estratégico para modernizar a governança portuária, reduzir entraves burocráticos e criar segurança jurídica para atrair investimentos”, prevê a deputada. 
 
Ela acrescenta que a missão também tem caráter prático, com visitas aos portos de Le Havre e Marselha, além de encontros com investidores e autoridades francesas. “E o Brasil chama a atenção do mundo como destino para novos negócios. Nosso desafio é garantir estabilidade institucional, jurídica e econômica, criando um ambiente favorável para quem deseja investir. Atualizar a legislação portuária é essencial para destravar gargalos e tornar o país mais competitivo”, aponta.
 
Reinehr ainda lembra que Santa Catarina tem posição privilegiada no debate. “Santa Catarina é o único estado brasileiro com seis portos em operação e há previsão de que esse número chegue a oito, nos próximos anos. É uma vocação natural que precisa ser fortalecida com eficiência, liberdade econômica e governança. Seguiremos trabalhando para que o estado se consolide cada vez mais como referência portuária nacional”, afirma.
 
A programação - a Missão Internacional Brasil Export 2025 reúne representantes do setor produtivo, autoridades portuárias, lideranças políticas e empresariais, além de quatro ministros e oito deputados federais. A abertura foi feita pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reforçando a importância do alinhamento entre poder público e iniciativa privada para o futuro da logística nacional.

 

Na França, deputada Daniela Reinehr debate modernização da legislação portuária
Na França, deputada Daniela Reinehr debate modernização da legislação portuária
Na França, deputada Daniela Reinehr debate modernização da legislação portuária
Na França, deputada Daniela Reinehr debate modernização da legislação portuária
Voltar
Outras notícias