Urussanga investe mais R$ 200 mil na Saúde para ampliar oferta de consultas e exames
Postada em 13/02/2026
Mais de 1,3 mil atendimentos vão ser realizados com o recurso proveniente de emenda parlamentar.
O Governo Municipal de Urussanga, por meio da Secretaria de Saúde, vai investir mais R$ 200 mil para ampliar a oferta de consultas com especialistas e exames. O recurso foi viabilizado por emenda parlamentar do senador Jorge Seif e será destinado a procedimentos de Média e Alta Complexidade (MAC), com o objetivo de agilizar as filas e reduzir o tempo de espera dos pacientes.
Mais de 1,3 mil atendimentos vão ser viabilizados com esse investimento, sendo 279 exames entre colonoscopia, ressonância magnética, tomografia, colposcopia, mamografia e outros. E 1.046 consultas nas especialidades de cardiologia, oftalmologia, neurologia adulto e pediátrico, ginecologia e endocrinologia.
A prefeita Stela de Agostin Talamini agradeceu o senador pelo recurso, e reforçou o compromisso da gestão municipal com a melhoria contínua dos serviços de saúde. "Estamos trabalhando com responsabilidade e sensibilidade para atender uma demanda que estava represada há um bom tempo. O nosso foco é reduzir as filas e garantir mais qualidade de vida para os moradores de Urussanga", declara.
A secretária de Saúde, Camila Martins, disse que a equipe está trabalhando com foco e determinação para agilizar os atendimentos. “Já conseguimos reduzir o tempo de resposta em algumas especialidades, mas sabemos que ainda há muito a fazer. Esse novo recurso fortalece o nosso trabalho e permite ampliar o acesso da população a consultas e exames especializados”, ressalta.
Além disso, o município de Urussanga iniciou um mutirão de ultrassonografias com a liberação de mais de 1,5 mil exames, entre ultrassons simples e com doppler. "É muito importante que a população mantenha seus dados de contato atualizados, isso facilita a comunicação do agente de Saúde. Após o contato, a retirada da autorização na realização de consultas e exames deve ser feita diretamente na Secretaria de Saúde", finaliza a secretária Camila Martins.
---
Filipe Casagrande
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Urussanga