O município foi convidado a participar do evento da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS).
O município de Urussanga terá participação de destaque no evento “Conexões AgSUS Rio Grande do Norte”, em Natal (RN), no dia 10 de setembro, promovido pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS). Duas iniciativas da cidade foram selecionadas pelo edital nacional de Boas Práticas na Atenção Primária à Saúde, voltado a experiências bem-sucedidas em municípios participantes do Programa Mais Médicos.
As propostas enviadas pelo médico Dr. Kaleb Alexandre Régio Gomes, tutor do programa em Urussanga, tiveram as seguintes práticas reconhecidas: Curso SUS e os Conselhos de Saúde – Fortalecimento da Participação Popular e Controle Social, com foco na formação de conselheiros e incentivo ao controle social no SUS. E com o Programa Municipal de Academia de Saúde para Combate ao Sedentarismo e Promoção da Saúde Física e Mental, que estimula a prática de atividades físicas regulares para prevenir doenças e promover o bem-estar.
“Este reconhecimento é fruto do trabalho conjunto da equipe de saúde, conselheiros e comunidade. É uma oportunidade para mostrarmos as iniciativas de Urussanga e aprendermos com outras experiências inovadoras do país, reforçando o compromisso com uma Atenção Primária à Saúde resolutiva e próxima das pessoas”, destaca o médico Dr. Kaleb.
A prefeita de Urussanga, Stela de Agostin Talamini, celebrou o reconhecimento e ressaltou o compromisso da gestão em oferecer um melhor atendimento na saúde. "É sempre motivo de orgulho ver Urussanga ganhar destaque nacional, especialmente na área da saúde. Seguimos trabalhando para melhorar cada vez mais os serviços oferecidos à comunidade", declara.
A secretária de Saúde, Camila Martins, ressaltou a importância do trabalho coletivo para o fortalecimento da Atenção Primária. "Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. A qualificação das equipes, o engajamento dos conselheiros e o cuidado com a população são os pilares da nossa gestão em saúde”, finaliza.